Poucos acessos, baixa retenção, nenhuma conversão? Conheça os principais erros que prejudicam o seu site e saiba como resolver!
Se você está lendo isso, muito provavelmente é porque tem um site. O que deveria ser um bom sinal para sua marca, mas, pelo tema desse artigo, já podemos imaginar que você não está muito satisfeito com o seu desempenho e resultados.
Infelizmente essa é uma situação bem comum, e muitas pessoas nos procuram relatando estar passando justamente por essa insatisfação, seja porque o site traz poucos, ou em alguns casos, até nenhum resultado para a empresa.
Pensando nisso, com base na nossa experiência e conhecimento em desenvolvimento de sites, resolvemos compartilhar quais são os 3 erros mais comuns, que costumam impactar diretamente os resultados.
Quais são os objetivos de um site?
Antes de falar sobre os erros que atrapalham o desempenho de um site, é preciso entender quais são os objetivos gerais de um site. Pois, embora cada marca deva estabelecer quais suas metas e necessidades, alguns resultados são os mais esperados quando o assunto é a criação de um site.
Visibilidade
Por dia são feitas mais de 3,5 bilhões de pesquisas online só no Google, e grande maioria das empresas faz um site visando atrair esse público, assim como para dar mais visibilidade a sua marca digitalmente.
Embora atualmente as redes sociais também cumpram em parte esse papel, elas só são exibidas nas buscas quando alguém pesquisa exatamente o nome da sua marca. Já os sites aparecem quando alguém pesquisa pelo seu produto, serviço, ou ramo de atuação.
Autoridade
Outro ponto importante para a tomada de decisão de criar um site é a confiança que eles transmitem ao público, seja como referência ao apresentar seu negócio, ou quando o próprio cliente decide pesquisar.
Além disso, no site o público consegue encontrar toda a informação relevante sobre sua marca e os principais canais de contato, mostrando credibilidade ao usuário.
As redes sociais, embora sejam populares, ainda tem um caráter muito informal, na grande maioria dos casos, já os sites funcionam quase como um cartão de visitas digital, para muitas empresas.
Conversão
Muitos sites são desenvolvidos com foco principal em gerar negócios, sejam através da própria página, como o e-commerce, seja oferecendo de forma facilitada os canais de contato para compra de produtos ou contratação de serviços.
Mas, não para por aí, mesmo os sites institucionais já contam com uma série de mecanismos que levam os clientes a evoluírem em sua jornada dentro do funil de vendas, se convertendo em leads e até mesmo em clientes.
Ou seja, os sites são peça fundamental no Inbound Marketing de diversas marcas.
Erros que atrapalham o desempenho
Agora que você já sabe o que se espera de um site eficiente, confira os 3 principais erros que afetam diretamente os seus resultados.
1º Falhas na experiência do usuário:
Todo site é feito pensando no usuário, ou pelo menos, deveria ser. Mas, infelizmente, os erros mais comuns estão ligados justamente a problemas que afetam a experiência de uso do site, como, por exemplo:
Demora no carregamento das páginas:
Segundo pesquisas, 40% dos usuários abandonam um site se a página não carregar após três segundos, e essa taxa aumenta em 10% a cada 1,5 segundo a mais de espera.
Ou seja, a velocidade de carregamento é um fator crítico na experiência do usuário.
Os motivos para lentidão podem ser diversos, desde o tamanho das imagens, até a hospedagem escolhida e até mesmo a linguagem ou plataforma utilizada para desenvolvimento do site.
Navegação confusa
Com certeza você já acessou um site onde teve dificuldades para encontrar o que precisava, e isso sem dúvidas comprometeu a sua experiência como usuário.
Ter um site onde a navegação é simples e intuitiva, não apenas garante que o usuário não desista do seu site, e procure o que deseja em outro, como ainda aumenta suas chances de conversão.
Para isso é importante que os menus estejam visíveis e bem estruturados, que exista uma hierarquia nas seções e principalmente que as informações relevantes são facilmente encontradas.
Ausência de responsividade
Segundo dados do IBGE 98,8% dos brasileiros utilizam o aparelho celular como principal ferramenta para acessar a internet. Os outros dois dispositivos mais utilizados são os computadores (41,9%) e o tablet (9,3%).
No entanto, a grande maioria dos sites ainda não é feito para se adaptar a navegação nos mais diferentes tipos de tela, ignorando uma grande parcela dos acessos e prejudicando a experiência do usuário.
Para ter um site responsivo é preciso pensar em formas de adaptar o conteúdo, os Layouts e as funcionalidades para qualquer dispositivo.
Conteúdo repetitivo ou desatualizado
Um site com conteúdo fraco, repetitivo, ou até mesmo desatualizado pode prejudicar a credibilidade do seu site. Vale ressaltar que os sites devem oferecer não apenas as informações úteis sobre a sua marca aos usuários, como também conteúdos relevantes que ajudem na jornada de atração, convencimento, conversão e fidelização.
2º Ausência das técnicas de SEO:
Mas, de nada adianta ter um site rápido, fácil de navegar, que pode ser acessado em qualquer dispositivo e com excelente conteúdo, se o público não chega até ele.
O principal erro relacionado a esse problema é a ausência das técnicas e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) que podem causar:
Baixa visibilidade no mecanismo de busca:
Se um site não estiver otimizado para os mecanismos de busca, ele terá dificuldades para ranquear bem nas páginas de resultados de pesquisa.
Fizemos inclusive um artigo só sobre esse assunto aqui no blog e que você pode conferir clicando aqui!
Isso significa que ele pode ser muito mais difícil de encontrar para os usuários da Internet, o que pode prejudicar seriamente o tráfego e as conversões do site.
Dificuldade para atingir o público-alvo:
O SEO ajuda a direcionar o tráfego de pessoas que estão realmente procurando o tipo de conteúdo ou produtos que você oferece.
Sem o SEO, você pode acabar atraindo visitantes que não estão realmente interessados em seu site, o que pode ser um desperdício de tempo e recursos.
Dificuldade para concorrer com outros sites:
A maioria dos sites é otimizada para os mecanismos de busca, o que significa que seu site terá dificuldade para se destacar e competir com eles.
Problemas de usabilidade:
Algumas técnicas de SEO, como otimização de URLs, títulos de página e descrições, também ajudam a melhorar a usabilidade do site para os usuários. Sem essas técnicas, o site pode ser mais difícil de navegar e de encontrar informações relevantes.
3º Não criar uma jornada de conversão:
Os erros acima são muito relacionados a parte técnica dos sites ou ao seu conteúdo, no entanto, existe outro erro muito comum que se relaciona a estratégia por trás do desenvolvimento do site.
Ainda hoje a grande maioria dos sites funciona apenas como um “cartão de visitas” da marca, lá o público encontra o que a empresa faz, seus dados, um pouco da sua história e alguns meios de contato.
Isso é sem dúvidas importante para aqueles que procuram o site sabendo o que desejam e estão em busca de conhecer melhor o seu negócio para decidir fechar negócio ou não.
Mas e as pessoas que não sabem que precisam do seu produto ou serviço? Ou aquelas que sabem, mas não tem certeza se a sua marca é a melhor opção?
Os sites quando bem utilizados podem ser um dos melhores canais para o Inbound Marketing da sua empresa.
Algumas ferramentas simples que podem ser usadas dentro dessa jornada são:
Formulários
Os formulários são uma forma simples, mas extremamente eficiente de conseguir os dados de um usuário, o que faz com que se convertam automaticamente em Leads.
Eles não apenas permitem que você capture informações valiosas dos visitantes do seu site, como nome, endereço de e-mail, número de telefone, etc, como ainda possibilitam que você possa conhecer e entender melhor o perfil dos seus clientes em potencial.
Outro aspecto importante da segmentação que os formulários permitem é criar segmentações para suas listas de leads. Com isso, você pode categorizar seus leads de acordo com suas necessidades, interesses ou outros critérios relevantes, ajudando a personalizar suas mensagens e melhorar a eficácia de suas campanhas de marketing. Por isso, quanto mais fáceis de usar forem os seus formulários de conversão, maiores são as chances deles se tornarem leads qualificados!
Call To Action
Também chamadas de CTA’s as Calls To Action tem um papel importante para chamar a atenção do público e incentivar as ações que são segmentadas em sua jornada. Por exemplo, clique aqui, saiba mais, receba uma oferta, entre outras.
Pode parecer extremamente simples, mas é também eficiente e existe toda uma estratégia envolvida por trás dessas pequenas mensagens, desde o seu posicionamento da página, até os próprios textos que usam gatilhos mentais poderosos de conversão.
Saber onde, quando e como usar uma CTA é a diferença entre a sua eficiência, ou não. Inclusive usar CTAs em excesso ou de forma equivocada pode justamente causar o efeito inverso do esperado!
Botões para outros canais
Incentivar que os usuários do site conheçam seus outros canais de comunicação, como as redes sociais, por exemplo, é uma forma eficiente de garantir que eles continuem em contato com a sua marca.
Dessa forma eles podem ter acesso a mais conteúdos que vão incentivar a sua conversão, além de estimular que acompanhem suas publicações e o cotidiano da empresa.
Isso é primordial não apenas para que consumam seus produtos e serviços, mas também para fidelização e quem sabe até fazer com que virem seus Brand Lovers!
Como resolver esses problemas?
Faça atualizações
Na grande maioria dos casos onde estes problemas estão presentes são sites que as empresas não investem em atualização há muito tempo.
Por isso, se o seu site foi feito há muito tempo, ou não tem um serviço de manutenção periódica, vale a pena fazer uma avaliação geral não apenas do seu desempenho, mas também funcionalidades e conteúdos.
Invista em Landing Pages
As Landing Pages são páginas que tanto podem ser usadas dentro do seu site, quanto de forma independente.
Elas possuem seu foco e estrutura 100% otimizados para as conversões dos usuários, o que facilita corrigir todos os aspectos relacionados acima.
O que faz com que sejam uma excelente opção de investimento, não apenas como alternativa, enquanto o site é corrigido, mas também de forma complementar, principalmente para promoções e eventos.
Produza materiais ricos
Mesmo que seu site seja eficiente e otimizado, não oferecer conteúdos relevantes aos usuários é deixar de explorar um canal valioso de atração, nutrição e conversão.
Por isso, investir em um blog corporativo, newsletters para os inscritos e e-books para download e uma série de outros formatos, que podem ser facilmente disponibilizados através do seu site é um excelente investimento.
Não apenas melhorando seu SEO, mas principalmente entregando valor e estabelecendo uma boa relação com sua audiência.
Aqui na Locomotiva você encontra tudo que você precisa para tornar o seu site eficiente, desde o desenvolvimento, até a otimização para os mecanismos de busca, e principalmente a produção de conteúdo.
Quer saber mais? Entre em contato:
Telefone: (12) 98149-8119
E-mail: contato@locomotiva.art.br
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